Hoje, dia 10 de setembro, é considerado o dia mundial de prevenção ao suicídio. Neste ano, o tema escolhido é: “trabalhando juntos para prevenir o suicídio”.
Corroborando com a prevenção, o escritório se solidariza com as pessoas que estão passando por situações delicadas como essa e informa a importância de tratar o assunto com seriedade, deixando todos tabus de lado.
Ao equívoco das aparências, o suicídio vai além da esfera particular. De acordo com os dados da OMS e IASP, o suicídio aparece entre as 20 principais causas de morte no mundo, sendo responsável por mais de 800 mil mortes, o que equivale a 01 suicídio a cada 40 segundos. Isso mesmo, 40 segundos.
Para cada suicídio, 135 pessoas próximas sofrem diretamente com o impacto da vida perdida, levando até 25 pessoas a cometerem tentativas e afetando diretamente até 108 milhões de pessoas por ano.
Assim, cada membro da sociedade tem a responsabilidade social de informar e ajudar na prevenção ao suicídio, principalmente no atual cenário de calamidade pública, corrupção endêmica e apatia entre seres humanos.
E como identificar a depressão? Os principais sinais são: tristeza profunda, desinteresse e apatia, baixa autoestima, desleixo com a aparência, choro frequente, falta de vontade de fazer atividades simples, entre outros.
Assim, deixe o tabu de lado e caso esteja vivenciando algum desses sintomas ou conheça alguém que esteja, procure ou indique ajuda psicológica. Há também o contato diretamente com o CVV (Centro de Valorização da Vida) através do n. 188, ou pelo chat no link: https://www.cvv.org.br/chat/.